Projecto ADRO - Eixos

O Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G “ADRO” assenta em 3 eixos de intervenção e as acções a desenvolver durante os 3 anos:

EIXO1 – Emprego, formação e qualificação: em articulação com o IEFP, o objectivo será trabalhar as questões da empregabilidade e qualificação das pessoas que não estão sinalizadas /intervencionadas pelo IEFP. Neste eixo será criado um Núcleo Itinerante de Apoio ao Emprego, ao qual caberá trabalhar não só a qualificação e procura de emprego, como também envolver empresas e potenciais empreendedores da região. Esta área será essencialmente trabalhada pela CERCIAG pela experiência em contexto de formação e inserção profissional.

EIXO2 - Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil: Neste eixo estão também previstas acções dirigidas especificamente às famílias e crianças onde seja necessária uma intervenção para aumentar ou melhorar as suas competências pessoais através da gestão da sua vida doméstica e familiar. Com este eixo pretende-se também reactivar ou promover o sentimento de pertença e de vizinhança, no apoio e interajuda em comunidades mais pequenas.
Este eixo irá ser dinamizado pelas entidades executoras, pela sua experiência de terreno e conhecimento do público-alvo.

EIXO3 - Capacitação da comunidade e das instituições: Criação de serviços que reduzam o isolamento das localidades mais distantes da sede de freguesia. A acção principal deste eixo tem o nome Oficina do Adro, que contará com inúmeras actividades ao nível das artes e ofícios da região. Este eixo tentará ainda reavivar o voluntariado, criando instrumentos facilitadores de oferta e procura. Neste eixo intervêm a entidade promotora e executoras, conforme as áreas com as quais mais se identificam.

Copyright © 2016 · Todos os direitos reservados · CERCIAG